Educação e Projetos isso me faz mais feliz e mais humana. Ser Educadora é um prazer,trabalhar com Educação e vivenciar as mudanças do individuo em formação é muito gratificante. Ver as modificações educacionais e sociais a partir da Educação me são muito gratificantes... Amo cada detalhe da minha profissão,acredito que somos responsáveis pela educação do outro que é tambem parte de nós.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
A PALAVRA DISLEXIA, SEGUNDO VICENTE MARTINS
O termo dislexia, em inglês dyslexia, está presente nos estudos e pesquisas da Lingüística, psicolingüística, psicologia, medicina, neurologia etc) .
Trata-se de uma dificuldade parcial de ler, especialmente no processo de soletração ou dificuldade durante a leitura em voz alta.
Entre as diversas causas, o professor Vicente Martins (UVA) aponta como principal fator etiológico causada o método de aprendizado de leitura (fônico,alfabético, global, construtivista) aplicado, sem critério, a alunos com necessidades educacionais especiais.
A dislexia, também, pode ser causada por herança hereditária ou, na fase adulta, por uma lesão no cérebro. São estas as informações etimológicas da palavra dislexia: dys‑ δυσ‑ (gr. ‘dificultad’) + leg‑/log‑ λεγ‑/λογ‑ [λέγω] (gr. ‘dizer, ler’; ‑logiā ‑λογία ‘estudio’) + ‑síā (gr.) A palavra dislexia é um neologismo com formação clássica (grega).
Dislexia, originalmente, é um termo cunhado, no final do século XIX, de um outro termo alemão Dyslexie (legastenia, logastenia), criado por R. Berlim, em 1883.
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